Chegado a Évora um salto ao Redondo para comentar «O Herói» e depois tertuliar no monte-restaurante chamado Chá de Lua, ou de Luar. Um monte calvo com a casa em cima, um alpendre vasto a despedir-se do sol todas as tardes. Um excelente chá para abrir as hostilidades, acompanhado por bolo de café com doce de café. Em seguida, intervalo para o Jameson com água lisa e entramos no 'prato angolano', moamba de galinha. Para quem vinha de lá até não era novidade, mas já tinha feito as pazes com um rabo de boi no Café Alentejo e estava pronto para moambar. Então chega o prato e a surpresa: com os mesmo ingredientes uma nova combinação. O molho de um sabor atento e tipicamente alentejano. O pirão, de milho, entre o angolano (compacto) e o brasileiro (a pingar), uma espécie de puré macio, mas apimentado e com alguma erva cujo nome não consegui apaladar. Depois a galinha, com cenoura. Enfim, chamei o dono, homem de extrema elegância e apuro, dei-lhe os parabéns: o senhor acaba de inventar a moamba alentejana! Ele riu-se com toda a sua humildade e agradecimento. O vinho, muito bom para acompanhar o prato, era uma Boa Nova. A seguir a discos de kizomba e Cesária Évora até o coração já salta para fora da mesa e alguém se lembra de homenagear um dos organizadores, um colega da Universidade, grego, assimilado ao Alentejo. Então passámos às danças do Tarkis, danças gregas a lembrar a ilustre família Dáskalos. Após as quais lemos poemas e partimos para Évora, já com alguma chuva que nos agradava particularmente porque de forma geral a chuva afasta a polícia.
Convido-vos a ir lá. Ver o arrojado e apropriado edifício do Centro Cultural, partir às 17:30h para o monte Chá de Luar, com uma decoração sui generis e uma simpatia inexcedível sem ser subserviente. Peçam moamba alentejana. Fica a 2 km do Redondo na estrada Redondo-Évora. Não se vão arrepender.
Publicação em destaque
Átomos estéticos são também cognitivos
“Quando vemos algo além de nossas expectativas, pedaços locais de tecido cerebral geram pequenos ‘átomos’ de afeto positivo. A combinação ...