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31/08/2021

Amplitude

Cada vez que um sentimento apertado se abate sobre alguém, deve-se transformá-lo em uma amplitude


Edith Södergran - Atenções esparsas, p. 62

 

30/08/2021

Hoje não cantaram as cigarras



Mas olha que as garças 
estão palradoras 
esta noite e os cães 
nas dunas começaram 
a ladrar. O mar 
Urra com voz trágica no cenário.

Antes, logo antes
Insinuava-se uma lua muito cheia
Com sua nuança,
Reflexo de Verão num papel velho.




 

29/08/2021

Raiz fractal à superfície


 "estrutura geométrica complexa cujas propriedades, em geral, repetem-se em qualquer escala"

(definição de fractal no Oxford languages em linha)


Parece um ramo caído, que as folhas secas vão visitar e envolver, numa pura imagem de saudade imaculada. Mas é raiz que veio à tona, a saudade começara nela. Ramo e raiz se refletem mutuamente. Fractais. E se reproduzem nos raminhos e nas pequenas raízes em que se desdobram até ao nível das nervuras. Se reproduzem multiplicando a mesma configuração estrutural.

27/08/2021

Onde o tempo fez a curva,


a paz antiga ajardinada




 

26/08/2021

Crisol

recipiente utilizado para experiências químicas em que se têm de misturar ou fundir substâncias, metais; cadinho.


(Dicionário Houaiss, ed. eletr.)

noite ferrenha

 

25/08/2021

Uma Asa de Águia Branca

a cavalo do oceano buscando
renascer o metal nobre da vida


 

24/08/2021

Valvia

na petrificação dos afetos


 

23/08/2021

Revisitação

dos destinos póstumos


 

22/08/2021

Varinas entre os iates

lisboetas: uma trigueira, outra alvar. Ambas de cabelos escuros e não pintados. 


 

21/08/2021

A voz do mar -

 also long time ago

trying to work this out 

in a sustainable 

way for the artists too



20/08/2021

O velho casal

Não precisa de razões.


 

18/08/2021

Pirata, de certo modo,

o meu desejo é o rastro que ficou das aves


(verso do poema Pirata, de Sophia de Mello Breyner Andresen)

 

Poema da manhã cinzenta na beira do mar

O azul mar único do mar.
O cinzento céu único do céu.
Eu agora eu único
Carícia vaga das águas!
Mar-moça! Beça-ngana!
Teus dedos
Infinitamente múltiplos
Os teus cabelos líquidos
De ondina?



(excerto do poema Férias no Mar, de Mário António - Angola - publicado inicialmente com o título desta mensagem)

 

17/08/2021

Disturbance

 Disturbance is essential for understanding and any attempt to find security is a hindrance to understanding


(Jiddu Krishnamurti)


16/08/2021

Sensibilidade

 e ocasião


(cada foto é uma tese - ou são várias teses. A gente põe palavras aqui para chamar mais leitores e despertá-los para algumas hipóteses de leitura, mas na verdade as fotos dispensam palavras, porque as palavras sempre reduzem a sua potencialidade sugestiva. Se esgotássemos o que esta foto pode sugerir escreveríamos um texto muito extenso, cansativo, pobre relativamente a ele, apesar de mais comprido)


15/08/2021

Nos limites da luz,

sendo a luz a razão, nos seus limites encontramos a sobrevivência, que vai buscar ao impensável as condições extremas da continuidade, não o onírico, através do qual, durante o repouso, a luz da razão se reestrutura. 



14/08/2021

O gigante solitário

El misterio de su muerte corona el misterio de su vida


(Octavio Paz - Poeta secreto y hombre público: Jaime Torres Bodet)

 

12/08/2021

Haiku do João

Na gaiola
um grilo
chora


(João Carlos Raposo Nunes)


 

11/08/2021

Colar com medalha

para a Rainha do Mar


 

Evaporação

A maré sobe longínqua e distante, mas sobe... 
Tem a força de um atlante e a frescura gloriosa da manhã!


(Lília da Fonseca - Poema da hora presente)

 

10/08/2021

Segundo a neurobiologia,

a primeira perceção que temos, a partir dos estímulos exteriores, é confusa. Depois da receção bagunçada desses estímulos, os sinais são enviados para diferentes circuitos cerebrais que os processam e os tornam precisos, enquadrando-os. Isso requer o exercício da memória, articulação de padrões e operações mentais semelhantes. O que também me parece interessante é que a própria Terra se forma assim. Por exemplo por erupção cutânea fica um magma com vários materiais misturados. A erosão, com tempo, incluindo a erosão provocada pelos seres humanos, irá detalhar, separar, reorganizar os materiais por novos padrões, uns mais definidos que outros é certo. São procedimentos transversais a todo o planeta incluindo os seus seres humanos. 


 

09/08/2021

O que os pássaros nos ensinam sobre

atenção. Nada sonhoso, como deles fazem escrevinhadores moles e bonitinhos. O pássaro está sempre atento. Se canta, o seu canto tem uma função muito precisa, objetivo nítido, efeito imediato. Os pássaros nos ensinam que também a poesia é orgânica e o poeta precisa de estar atento, só dirigido por essa tensão de quem observa para se preservar.


 

08/08/2021

O que os animais ensinam

sobre economia política


 

07/08/2021

Por acaso,

escutei hoje a voz de um búzio


 

06/08/2021

Estrutura de alma vaga


"a estrutura duma alma / É vaga e poeirenta e os meus passos têm ecos estranhos"


(Fernando Pessoa-Álvaro de Campos)

(a colocação de excertos aqui não é passiva; trago-os porque me servem, desligo-os do texto original. É pela energia das próprias expressões que estão aqui e essa energia se distribui constantemente por todo o lado a partir de si própria sem prisões a textos e contextos. A relação desses excertos com as fotos também não é nem pacífica nem passiva. Cira contrastes, reticências, às vezes algum sorriso, perplexidade)


 

05/08/2021

Do comboio

 “Nada é mais viciante que A garota no trem.


(Vanity Fair, sobre o livro homónimo de Paula Hawkins)


04/08/2021

Havia umas conchinhas

no meio dos caminhos


(não sei, de nós também, o que diriam
se fôssemos um vinho 
de palma na mão)


 

03/08/2021

Matiz -

"Só de três lugares nasceu até hoje esta música heroica
do céu que venta,
do mar que dança,
e de mim"


(Cecília Meireles - Gargalhada, in Viagem)

 

02/08/2021

Estórias de pescadores

"The value of life does not consist in its length but in its depth"


(Roger Scruton, Confessions of a Heretic)

 

01/08/2021

Uma origem da escrita

Os mecanismos da escrita evoluíram de forma autónoma na natureza. Só quando ganharam leitores é que foram percebidos e, logo, imitados.