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31/01/2009
30/01/2009
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26/01/2009
22/01/2009
21/01/2009
20/01/2009
19/01/2009
cine kalunga, bar esplanada
Vista parcial do bar-esplanada. A grade à direita só está lá quando se fecha o bar. A zona ao fundo é usada como restaurante e é aí que se pretende fechar tudo com vidros para isolar o restaurante, ficando a porta entre a parede (à esquerda, que encima a rampa de acesso) e a coluna (à direita, a meio do balcão do bar).
cine kalunga, acesso lateral
Início do acesso lateral às cadeiras. As 'rilheiras' de cimento levam a àgua da chuva para um escoamento junto ao palco. Do lado esquerdo, em cima, uma escada que dava para uma pequena esplanada, sobre a cozinha do bar, onde estavam as mesas reservadas por pessoas com peso e vaidade na cidade colonial. Agora ali pensam fechar e fazer um 'pub'.
cine kalunga, serviços
O cine-Kalunga é uma das jóias do chamado (em arquitectura) modernismo colonial. Kalunga é uma palavra umbundo que significa Deus, mar, morte. O cinema fica junto ao mar, sobre parte de uma antiga lagoa ou pântano que actualmente renasce nas suas traseiras.
Esta série começa pelos 'serviços' talvez por ser a solução mais surpreendente. Sobre o círculo podia funcionar um repuxo. Por cima (o piso que vemos na foto) eram os serviços para as senhoras; descendo uma rampa à esquerda (onde se eleva aquela palmeira) entrava-se nos serviços para homens. A perspectiva é tomada a partir da esplanada, que hoje ainda funciona (vão fechar uma parte com vidros para fazer restaurante...) e fica do lado oposto do cinema.
novo acordo
Nota: a partir de hoje tentarei escrever de acordo com o novo acordo ortográfico. Acho-o incoerente; importaria, primeiro, definir, hierarquizar e justificar os critérios usados (basicamente o fonético, o distintivo e o etimológico). Depois, aplicar. É preciso também os linguistas da África lusófona proporem grafemas para consoantes nasaladas (ng, nd, etc.). Mas é preciso começar com algo. Este acordo é o nosso 'algo'. Praticando-o vamos perceber melhor a sua pertinência e a sua impertinência. Para irmos preparando o seu aperfeiçoamento.
Com uma coisa é preciso acabar: com o dizer que sim e fazer que não. Como dizia o meu pai, português de Angola: ou sim, ou sopas.
18/01/2009
17/01/2009
16/01/2009
15/01/2009
solenidade
A solenidade institucional é tendencialmente estática.
A solenidade real é essencialmente extática.
14/01/2009
13/01/2009
10/01/2009
09/01/2009
08/01/2009
07/01/2009
06/01/2009
rádio clube do lobito, anos 50
(foto de Quitos, pode ser vista, com outras da época e algumas personagens típicas de várias épocas, na página de Eduardo Esperança no sítio Cidade do Lobito)
cruzeiro seixas
Há material interessante, sobre surrrealismo e não só, no último número da revista digital Agulha